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Push Notifications: a ferramenta de ativação mais efetiva segundo 58% dos brasileiros!

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As notificações em push em celulares são a forma de mídia que mais conseguem captar a compra imediata dos compradores. Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae, 58% dos brasileiros já compraram alguma coisa por impulso após receber uma notificação Push no celular.

Apenas metade dos entrevistados costuma se planejar, enquanto 44% nem sempre fazem isso, e apostam nas notificações como um indicador de uma boa oportunidade para realizar uma compra. O uso correto da solução de envio de notificações via smartphones é mais efetivo do que  e-mails com ofertas e promoções (49%) e até anúncios no Instagram (48%), aponta estudo.

Vai um hamburger?

De acordo com a pesquisa, os produtos mais comprados por impulso são comidas e bebidas por delivery (47%), moda e vestuário (42%), itens para a casa (26%) e eletrônicos e artigos de informática (21%). Coincidência ou não, são as categorias que possuem os Apps mais ativos nos uso de notificações; Apps de Delivery e e-Commerce.

O principal motivo para compras impulsivas são as promoções (61%). Outro ponto também apontado como fator de impulso são as ofertas de lançamento (28%). Ou seja, uma boa estratégia de Push precisa sim estar atrelada a uma boa estratégia de Marketing.

Inteligência de Ativação

Uma das vantagens do Push, e um dos grandes motivos por trás de sua efetividade como canal de ativação, são as possibilidades de segmentação. Sendo o Push uma mídia nativa de Apps, ela possibilita uma série de segmentações mais detalhadas do que a mídia display, via browser. Os principais exemplos são as segmentações de GeoBehavior, que segmentam usuários com base em comportamentos geográficos (frequentam locais específicos como categorias de lojas, lojas concorrentes etc), e o AppBehavior, que segmenta usuários com base nos outros Apps instalados (com filtro por categorias de Apps etc).

Formatos diferenciados (push com imagens)

Aqui vale lembrar que o Push Notification como ativação já vem sendo utilizado por grandes players e ter o seu destaque não é necessariamente simples. Os formatos em texto, apesar de terem um papel importante, já vem sendo dominado por players como Rappi, iFood, Zé Delivery, Mercado Livre, Magalu, Americanas, além de Fintechs, Bancos e outras empresas, e para sua marca se destacar, é preciso experiência para criar uma boa estratégia além de criatividade e formatos diferenciados.

O Push com imagem, que a Hands disponibiliza em sua ferramenta, enriquece ainda mais a experiência com a possibilidade de exibir até 5 imagens diferentes (em carrossel) no próprio Push. Cada imagem pode ter um texto diferente e até mesmo um link diferente de redirect, ou seja, o usuário já define no próprio Push o conteúdo que mais lhe interessa e já acessa o site ou app na oferta de seu interesse, aumentando ainda mais a conversão.

Métricas e Resultados

Um dos pontos levantados pelas pesquisas é que o Push participa fortemente da jornada de compra sendo, conforme vimos acima, o principal fator de impulso. Porém, por questões de comportamento de usuário e até restrições das plataformas Apple e Google, existe o desafio da atribuição last click.

“Muitas vezes recebo o Push mas num momento que não consigo fazer a compra. Aí tiro um print, e depois acesso o site com calma quando chego em casa e acesso no wi-fi”.

Insights como esse mostram que muitas vezes o momento do impacto não é necessariamente o momento da conversão, e como o Push “some” da tela depois da interação, muitos dos usuários fazem o acesso orgânico em um segundo momento, criando assim desafios para as métricas quando são consideradas apenas atribuições diretas. Para ajudar nesse ponto, o uso de ofertas exclusivas no Push ajudam e muito a ter uma visão mais clara dos resultados.

Push to Store (Lojas Físicas)

Outro ponto levantado pela pesquisa acima é sobre o destino de compra. O levantamento mostra que os locais mais usados para compras são os sites de lojas (86%), aplicativos de lojas (79%) e supermercados (68%). Ou seja, 68% dos impactos via Push geram transações nas lojas físicas e aqui entra um outro desafio de atribuição e métricas. Neste caso, além dos Cupons Exclusivos, uma outra alternativa é uso de relatórios de Store Visits, que trazem como resultado a variação no fluxo de lojas que pode ter sido gerado pela ação.

Vale aqui pontuar que esse é um trabalho estatístico que deve ser costurado a 4 mãos com o anunciante para que seja possível ter a clareza do quanto dos resultados foram realmente gerados pela ação de Push. Algumas empresas que comercializam o modelo de “pague por visitas” muitas vezes não dão uma transparência total da ação, e com isso os anunciantes muitas vezes acabam pagando pelo fluxo orgânico de suas lojas, ou seja, pessoas que já frequentam suas lojas independente da ação.

Push Browser vs Push App

Por fim, vale lembrar que os formatos Push Web, que também podem fazer parte de uma estratégia de ativação, e muitas vezes possuem um custo menor, não possibilitam as mesmas possibilidades apresentadas acima. No caso de segmentação, por estarem no browser, consideram as segmentações padrão da mídia display, por comportamento de consumo de conteúdo via cookies. Já em formatos, também acabam estando restritos ao padrão do navegador, com poucos caracteres e sem imagem e, por fim, nas métricas também possuem restrições nas possibilidades de Store Visits. Em resumo, são sim uma boa alternativa para compor o mix de comunicação, mas com uma outra estratégia.

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Conecte-se e sorria!

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Descrever o Web Summit em poucas palavras não é uma tarefa fácil. Foram 4 dias intensos onde tudo foi muito. Pessoas de todo o mundo (mais de 7.000), startups de todos os nichos (mais de 2.500), pitchs e investidores buscando novidades (mais de 1.000) e muita oportunidade de networking.

É o lugar onde a cada segundo que você olha para o lado é possível enxergar oportunidades. Os painéis, todos de duração de até 20 minutos, ditaram o ritmo do que está fervendo no mundo, passando de NFTs e Metaverso ao mundo dos influencers, sempre com o gancho de como as marcas podem se relacionar com seus públicos por cada um. Mas o grande ganho do evento mesmo é ir conversando com as pessoas e entendendo diferentes iniciativas e ideias de como levar a transformação digital para a mais larga escala. Não se trata apenas de tecnologia, se trata de levar conhecimento e trazer isso de fato para a vida das pessoas.

Senti de todos que estavam por lá o mesmo objetivo: unir para convergir. Todos em busca de ideias e inovações, mas sem dúvidas, querendo encontrar formas de aprender, compartilhar e criar juntos novas oportunidades. E para que isso de fato funcione, é necessário um esforço coletivo de mercado para disseminar isso no dia a dia do público geral.

Os próximos anos não serão os mais simples, temos muitas coisas acontecendo ao redor do mundo do ponto de vista político, social, ambiental e econômico. A única certeza que temos é que ele será cada vez mais digital, abrindo portas para novas oportunidades sempre.

Seja nas frentes de marketing, com novas formas de se comunicar; ou de publicidade, cada vez mais contextualizadas e mensuráveis; de soluções de retail e live commerce, facilitando o acesso do consumidor com a marca; ou de inteligência de dados, com a descentralização das informações, o mercado tem um largo caminho para evoluir.

O Web Summit 2022 me deixa como reflexão o pensamento de comunidade, afinal de contas, todos vivemos em uma. Nos vemos novamente em 2023.

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Olha quem entrou na Hands!

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A Hands, buscando sempre evoluir, trouxe mais novidades para nossa Equipe de Tecnologiao TI e  Comercial. Em Outubro foram mais obtivemos 3 contratações; novas, uma galera super descontraída e com aquele pique que a Hands tem, vem conhecer um pouco sobre cada um deles:

Aron Mello

Sou o Aron, tenho 28 anos, gosto de passar metade do meu tempo com a família e amigos, às vezes ficar horas conversando sobre assuntos diversos, como por exemplo vida existencial, signos, carreiras ou até mesmo falar dos desastres que cometemos em nossas vidas. De vez em quando faço trilhas e camping.

Eu sou apaixonado por artes em geral, gosto muito de ir em museus e teatros. Um amante da culinária, eu diria mais aspirante do que um amante, porém sempre que me vem uma ideia de fazer algo diferente na cozinha, eu estou lá fazendo.

Minhas comidas prediletas são massas, então dou preferência para esse tipo de comida. Bebo socialmente, gosto de lugares alternativos como um bom sagitariano que sou.

Ah! Sou formado em Publicidade e Propaganda, estou sempre disposto a aprender ou agregar coisas novas para minha vida, acho isso muito importante, trocas de conhecimentos e aprendizados, esse é um pedacinho de mim.

Perfil do LinkedIn

Gustavo Araujo

Sou carioca, formado em publicidade e propaganda, tenho 45 anos, separado e sem filho, mas tenho duas lindas afilhadas, sendo uma filha da minha irmã e outra filha de uma grande amiga de infância.

Atualmente namoro e a minha namorada é curitibana, mas também mora em SP há 2 anos. Gostamos muito de viajar, explorar bares e restaurantes de SP e das cidades que visitamos. Apesar de morar em SP há mais de 8 anos, vou pelo menos uma vez por mês ao Rio para visitar meus pais e amigos. Gosto bastante de praticar esportes e faço musculação 3 vezes por semana. Além disso, pratico futevôlei, futebol e sou flamenguista sócio torcedor do clube. Por conta disso, frequento os jogos e costumo viajar para os jogos importantes do meu time, onde quer que ele jogue.

Sou muito interessado em culinária e nas horas vagas sou assador. Já fiz alguns cursos sobre o tema e atualmente sou o “churrasqueiro oficial” de todos os meus grupos de amigos. Profissionalmente falando, tenho grande expertise em publicidade multiplataforma, porém atuo com publicidade digital há mais de 17 anos.

Sou muito interessado em publicidade digital, atualidades, novas tecnologias e minha carreira profissional de mais de 25 anos, vem sendo desenvolvida nas áreas de marketing e comercial, sendo 20 anos dedicados exclusivamente a esta última área, em empresas de diferentes segmentos como Serviços, Varejo e principalmente Comunicação. Acrescento como ponto forte ao meu conhecimento, a grande habilidade de negociação e a capacidade de me relacionar bem com pessoas e o mercado. Considero-me extrovertido, tenaz, criativo, sagaz e de fácil relacionamento com clientes, parceiros e colegas de trabalho.
Como executivo de contas sênior, atuei na gestão de vendas e desenvolvimento de carteiras de grandes contas do mercado nacional, para os produtos impressos e digitais. Além disso, desenvolvi projetos de branded content, patrocínios de eventos, mídia programática e projetos de data intelligence, visando altas performances e retornos para os clientes da carteira.

Por mais de 11 anos trabalhei no Grupo Globo, iniciando a carreira como executivo de contas júnior e chegando ao patamar de Coordenador Comercial, coordenando uma equipe de 6 executivos e apoiando nas vendas dos produtos digitais. Ao longo desses 11 anos, tive diversos cases de sucesso que me fizeram crescer como profissional e ser humano dentro da empresa.

Minha última experiência profissional foi na Editora Abril e fiquei quase 4 anos lá, antes de ingressar na Hands.

Perfil do Linkedin

Kauan Cesar

Para os que não me conhecem sou o Kauan e para os mais próximos o Kako, assim sou chamado há 34 primaveras por esse apelido carinhoso que aderi pra vida.

Falou em comida, esse é meu lema, honro com orgulho essa característica Taurina. Quer me ver feliz? É só falar que tem Coxinha, com catupiry? Eita glória, glória, glória … Essa maravilha de comida foi abençoada pelos anjos.

Formado em Marketing por profissão, super conectado com o Tarot e Astrologia (para tudo precisa ter um equilíbrio né) e Deejay por amor, gosta de dançar, já me segue no soundcloud que prometo não te deixar parado.

Shaik é o nome do meu filho de quatro patinhas que me dá um trabalho, pensa num grude, deveria ter chamado ele de chicletinho.

Sou do time da praia, botar a cara no sol, das conversas mais loucas, de rolar na areia com a minha sobrinha e de queimar as calorias numa esteira ouvindo a rainha Veveta.

Aperte o play … Prazer sou o Kako!

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Marcella Calil

Eu sou a Marcella! A Ma!

Tenho 18 anos e estou no meu 1º semestre de RI na FECAP.
Pensei que demoraria mais uns meses para dar início a vida
PJ,já que me formei durante a pandemia. Porém tudo mudou
quando tive a oportunidade de conversar com a Bruna e o com o João. Não pensei 2 vezes em tentar!

Essa fase vem se tornando cada vez mais importante para
mim.

Sair de Atibaia, cidade onde nasci e passei esses 18 anos de
vida, sempre foi um momento muito esperado por mim. Vida de universitária no curso que eu venho me afeiçoando cada vez mais e agora vou abraçar mais um novo degrau, que é o
mundo corporativo. Me sinto pronta!

Esse sentimento de coragem para iniciar universos
completamente novos, apesar do medo do “desconhecido”, me faz sentir muito orgulho de mim mesma!

Acredito que todas essas coisas me trarão muita evolução
pessoal e profissional.

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Muriel Coelho

Meu nome é Muriel, tenho 35 anos e moro em São Paulo há 18 anos. Vim do interior estudar, me formei em Propaganda e Marketing pela ESPM em 2007, e sou especialista em Comunicação e Estratégias Digitais pela USP.

Trabalho com planejamento e digital desde sempre, comecei na Abril Digital em 2006, quando ainda nem existia iPhone no Brasil!

Mas além de planejadora e marketeira sou esposa da Bia, mãe de um cachorro e seis gatas, maratonista de séries, frequentadora de cinemas, teatros, shows, restaurantes, bares, botecos e churrascos.

Coleciono livros que não tenho tempo de ler, viajo sempre que posso e sou apaixonada por documentários de crimes reais.

Perfil do Linkedin

Raila Andrade

Eu sou a Raíla, o nome pode ser um pouco diferente então
sintam-se à vontade para os apelidos. Tenho 28 anos, sou
formada em engenharia de computação e gosto muito de
aprender sobre tecnologia e buscar novos desafios. Já vivi em
algumas cidades diferentes e apesar de ser bastante tímida amo conhecer lugares e pessoas.

Sou completamente viciada em café e qualquer coisa é uma boa desculpa para tomar um bom cafézinho. Adoro música e vivo tocando (muito mal) meu violão, também realizo minhas
performances cantando no chuveiro. Dançar um forrózinho
também é bem legal.

Sou muito fã de atividades físicas e ultimamente me peguei
participando de algumas corridas de rua.

Perfil do Linkedin

Vivian Chacon

Eu sou a Vivi’s, tenho 30 anos, moro no centro de São Paulo, sou mãe de família multiespécie, graduanda em Publicidade e Propaganda, com tecnólogo em Gestão de RH e adepta do conceito lifelong learning, então tô sempre engajada em algum curso novo!

Atualmente estou fazendo também formação em Arte e Produção Cultural pelo Instituto Tohmie Otake e Desenvolvimento de Negócios em E-sports pela FGV, além de Jornalismo Digital pelo Google.

Eu amo viajar, meus lugares favoritos são Barcelona, Santorini e Rio de Janeiro.

Adoro happy hour, acredito que qualquer pretexto seja bom pra tomar uma cervejínea e bater um bom papo sobre consciência de classe, direitos das mulheres e as consequências de uma sociedade patriarcal e colonizadora sobre a sociedade atual.

Sou apaixonada por pessoas inteligentes e que querem mudar o mundo, minhas referências são Angela Davis, Oprah Winfrey, Ruth de Souza, Viola Davis, Carolina de Jesus, Luis Inácio Lula da Silva, Marielle Franco, Carmem Silva e outros que vêm lutando por educação, justiça e um mundo melhor!

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Alugue a sua audiência!

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Um dos principais desafios das marcas é a construção de um relacionamento direto com os seus consumidores. Esse desafio se acentua ainda mais no contexto de marcas que querem migrar para um modelo comercial D2C (direct to consumer). Isso porque historicamente a audiência de uma marca muitas vezes estava nas mãos de um terceiro, seja um canal de distribuição ou um veículo de mídia. Não só o relacionamento de comunicação, mas também a inteligência de dados que vem por trás disso.

Não é por acaso que algumas marcas globais começaram um movimento de internalizar sua inteligência de dados para entender melhor seu consumidor e se relacionar diretamente com ele, ao invés de deixar isso nas mãos de seus parceiros de mídia.

Fale conosco para alugar a audiência

Mas por onde começar? Já enraizadas nos modelos de comunicação existentes, muitas empresas não têm uma audiência para chamar de sua. Para isso, as marcas podem adotar o conceito de aluguel de audiência. Com isso elas conseguem desde o momento inicial fazer uma análise de comportamento e estabelecer uma relação direta, mesmo antes de já ter um app ou qualquer outro canal proprietário com volume relevante de usuários.

Além de criar esse relacionamento direto quase que instantaneamente, isso também é possível com um investimento inicial muito baixo. O custo de desenvolvimento de um app, somado ao tempo e investimento necessários para a formação de uma audiência relevante, muitas vezes são grandes demais para se justificarem.

É aí que entra a Hands – nós podemos oferecer escala e acesso a milhões de consumidores através da nossa plataforma. Viabilizamos uma comunicação direcionada, que permite a aproximação de clientes com uma marca como se esta estivesse fazendo isso através de seu próprio app. Além disso, geramos inteligência de negócios e insights comportamentais que retro-alimentam o modelo e continuamente fortalecem esse relacionamento.

Como funciona

Você pode criar segmentações que façam sentido para a sua marca e ativar essa audiência a partir de formatos Mobile como o Push Notification com imagens. É possível também utilizar a inteligência Mobile da Hands para entender o seu cliente com ferramentas como o GeoBehavior – que compreende padrões de comportamento a partir de inteligência de geolocalização e o AppBehavior – que analisa os grupos de usuário a partir dos apps que ele mais usa no celular.

E, o melhor, é a chance de estar ligado a uma audiência Premium e às melhores fabricantes e operadoras do mercado.

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