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Tecnologia

Google Privacy Sandbox para o Android

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Este ano foi apresentado pelo Google o Privacy Sandbox para Android, o que muitos anteciparam como a contraparte ao AppTrackingTransparency e ao SKAdNetwork, ambas iniciativas de privacidade da Apple para o iOS. Com o passar dos meses, foram apresentadas as propostas de design da solução e agora podemos ter uma visão melhor da forma que tudo isso vai tomar.

O que é?

Privacy Sandbox é uma proposta de solução para advertising com múltiplas iniciativas, utilizando a premissa de privacidade do usuário, eliminando identificadores únicos e concentrando a atividade das campanhas de publicidade. Inicialmente, o Privacy Sandbox era focado no Chrome, visando o fim dos cookies de terceiros. A iniciativa no Android é uma expansão da iniciativa inicial, que vem sendo adiada ao longo dos anos, mas se mostra cada vez mais iminente.

No Android, o Privacy Sandbox se divide até então em quatro frentes:

SDK Runtime

Uma nova forma de aplicativos implementarem SDK de terceiros. Nessa proposta, os SDKs executam no device em processos separados do aplicativo, tendo também permissões separadas e tendo se ser enviados à Play Store de forma muito semelhante a como os aplicativos são hoje. A interação entre o app e o SDK ocorreria de forma parecida como é com o Play Services, recurso do Google que permite geolocalização e recebimento de notificações, por exemplo. A ideia do Google é que futuramente qualquer tipo de SDK seja tratado assim, mas por enquanto, a proposta se resume a SDKs de publicidade.

Topics

API que informa os interesses do usuário através de uma lista de tópicos baseada nos apps que o usuário utilizou no device. A lista de tópicos é fornecida pela API dentro do contexto do app, ou seja, para cada aplicativo poderia ser fornecida uma lista diferente, visando preservar a privacidade do usuário e evitar a identificação pessoal entre apps. Informações imprecisas também podem ser misturadas a essa lista, para aumentar ainda mais a privacidade do usuário, segundo o Google.

FLEDGE

Plataforma para criação de audiências e seleção de anúncios de forma dinâmica. É derivada da proposta do Google para web de mesmo nome, implementando conceitos de TURTLEDOVE (também do Google) e replicando propostas de outras plataformas como SPARROW (da Criteo), Dovekey (do Google Ads), PARROT (da Magnite, antes Rubicon) e da TERN (NextRoll). O funcionamento, na prática, não se afasta muito de leilão de inventário para exibição de publicidade.

Attribution Reporting

API que mede conversão de campanhas em uma única plataforma, eliminando os identificadores únicos de usuários em plataformas de terceiros. Também é uma proposta análoga à iniciativas do Google para a web. Aqui, mais uma vez, o foco é concentrar a informação eliminando a participação de terceiros com a premissa de aumentar a privacidade. Da mesma forma que no caso da API de Topics, informações imprecisas podem ser adicionadas nos dados fornecidos ao app, visando evitar a identificação pessoal dos usuários, segundo o Google.

Conclusão

Muito tem se falado a respeito, mas informações imprecisas e especulação se misturam nesse cenário de incertezas. Há vários pontos de vista: do usuário, dos donos de aplicativos, dos players de publicidade e dos anunciantes. Para cada um desses, as consequências podem ser diferentes, por que também se deve considerar como cada um desses irá reagir, o que é a parte mais incerta disso tudo. O que se tem mais certeza é de que tudo fica mais concentrado no Google, que além de ser o dono da bola, se propõe a ser um player do mercado, bem como o árbitro do campo e também o arbitro de vídeo, controlando assim todos os aspectos do jogo, tendo como premissa a privacidade do usuário.

Para o mercado de advertising, isso quer dizer que o Google está construindo o seu próprio jardim murado, como geralmente a Apple faz. A solução do Google é algo mais completo e até mais aberto em relação à solução da Apple, mas também estamos falando de um mercado mais amplo no Android do que o que existe no iOS, com uma infinidade muito maior de aparelhos, versões do sistema, fabricantes e etc. Mas ainda assim são regras novas para o mesmo jogo de sempre. Com essas regras novas, os players do mercado vão precisar jogar o jogo com as regras do Google e serem criativos para criar o seu próprio mercado paralelo onde as regras vão ser mais orgânicas e menos arbitradas por apenas um player. E isso já aconteceu mais de uma vez.

FONTES

https://developer.android.com/design-for-safety/privacy-sandbox
https://privacysandbox.com
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Tecnologia

Atualização pública do Android 14

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Após a liberação de vários betas para desenvolvedores, finalmente foi lançada a versão final do Android 14. Os novos recursos incluem além de melhorias de comportamento do sistema relacionadas à privacidade e desempenho, tendo como destaque:

Maior clareza na informação do uso pelo app de informações do usuário: Ao conceder permissões ao aplicativo, o sistema disponibiliza uma tela com as informações de Política de Privacidade fornecidas ao Google Play pelo desenvolvedor para serem exibidas na loja na página correspondente ao aplicativo. Sempre que essa política for alterada, o usuário será avisado.

Implementação do Bard no Google Assistant: Agora o Google Assistant se comunica de forma mais natural com o usuário graças à AI generativa Bard na execução de tarefas já executadas anteriormente como leitura de emails ou instruções de direção do Google Maps.

Implementação de AI generativa para criação de conteúdo personalizado como wallpapers: Inicialmente disponibilizado para aparelhos Pixel, o usuário poderá gerar através de descrições em texto conteúdos produzidos pelo Bard. O primeiro recurso disponibilizado é a geração de wallpapers.

Melhoria no compartilhamento de dados de saúde com o Health Connect: Em substituição ao Google Fit, as permissões de compartilhamento de dados de saúde entre aplicativos estarão centralizadas diretamente nos ajustes do aparelho.

Novo perfil alternativo focado em trabalho: De forma parecida como hoje funcionam os perfis para múltiplos usuários no mesmo aparelho, agora os usuários poderão separar aplicativos usados para fins pessoais e aplicativos usados para fins profissionais em perfis completamente separados.

Melhorias na acessibilidade: Ajustes finos de fontes e tamanhos de texto escaláveis no sistema e nos aplicativos e também ajustes de usabilidade para deficientes auditivos.

Maior controle e restrição do que é executado em segundo plano: Restrição na permissão de disparar alarmes – apenas aplicativos que tenham funcionalidade de alarmes e semelhantes poderão utilizar essa permissão. Restrição de chamadas feitas em broadcast – chamadas feitas em segundo plano de aplicativos que não estejam executando no momento serão entregues ao aplicativo somente quando ele estiver ativo novamente ao invés de serem entregues imediatamente. Aplicativos que executarem tarefas em segundo plano e atingirem o tempo limite de execução serão colocados no standby bucket.

Maior controle e restrição de como aplicativos se comunicam entre si: Aplicativos somente podem parar a execução de processos próprios, não mais processos de outros apps. Aplicativos precisam especificar de forma mais explícita e restritiva quais recursos externos são disponibilizados para ser utilizados para outros aplicativos poderem chamar.

Restrição do uso de alertas com tela cheia: A chamada para exibir alertas em tela cheia na tela bloqueada geralmente utilizada para aplicativos de chamada ou alarmes agora é restrita por uma permissão nova e será avaliada pela Play Store quando o app for publicado.

Aumento do target API mínimo para instalação: A partir do Android 14, aplicativos que tenham o suporte mínimo de versão inferior ao Android 6 (Marshmallow) não poderão ser instalados.

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Anúncios do Made By Google

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Seguindo a sequência de Big Techs com lançamentos de produtos e serviços, a Google sediou seu evento Made by Google. Os focos do evento foram os novos aparelhos Pixel 8 e Pixel 8 Pro e o Android 24. Os anúncios feitos foram os seguintes: 

Pixel 8 e Pixel 8 Pro: Os novos flagships da linha de aparelhos da Google foram lançados com design atualizado, processadores mais potentes, tela com melhor resolução e câmeras com mais recursos, bem como o Android 14. Com todos esses novos recursos, a maior novidade ainda é outra: a Google assegurou sete anos de atualizações de sistema, incluindo novos recursos e atualizações de segurança. Os aparelhos Pixel 8 e Pixel 8 Pro estão disponíveis para encomenda no varejo com preços de U$699 e U$999, respectivamente.

Pixel Watch 2: Os relógios inteligentes da linha da Google também ganharam novas versões com atualizações de recursos de hardware e software, como melhorias no monitoramento de frequência cardíaca e melhor integração com o Android através da atualização do sistema para o Wear OS 4. Os aparelhos com wifi e LTE estão disponíveis para encomenda no varejo com preços de U$349 e U$399 respectivamente.

Melhorias no Pixel Buds: Apesar de não ter sido lançado novos modelos linha de fones de ouvido, houveram atualizações dignas de nota para o modelo Pro. Além de novas cores e melhores comandos para o botão de toque, foi anunciado o recurso de Conversation Detection que pausa a música quando o usuário inicia uma conversação e retoma a reprodução quando a conversa termina.

Google Assistente e Bard: Como não podia ser diferentes dos concorrentes, a Google anunciou a integração da sua IA Generativa Bard ao seu Assistente, possibilitando uma interação mais natural com o usuário ao realizar tarefas como leitura resumida de emails recebidos e leitura de instruções de direção do Google Maps.

Android 14: Após a liberação de vários betas para desenvolvedores, finalmente foi lançada a versão final do Android 14. Os novos recursos incluem além de melhorias de comportamento do sistema relacionadas à privacidade e desempenho, vários recursos voltados à linha Pixel. Entre eles estão a melhor customização da tela de bloqueio com temas, melhor segurança no desbloqueio da tela do aparelho, uma melhor integração de recursos de saúde com o Health Connect, maior transparência em relação à privacidade e como o aplicativo usa as informações do usuário e como não poderia ser diferente vários recursos de AI generativa como por exemplo a criação de wallpapers através de descrições fornecidas pelo usuário.

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Novidades do Meta Connect 2023

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A conferência anual “Connect” da Meta começou nesta semana e vários produtos de hardware e software foram anunciados, focando principalmente em Realidade Virtual/Aumentada e em Inteligência Artificial, tudo isso mesclado aos produtos já existentes da empresa.

Meta Quest 3: Nova versão do óculos de realidade mista da Meta, traz como novidade controles mais avançados em substituição aos antigos anéis de rastreamento. Caso o usuário não queira usar os controles, o óculos também conta com rastreamento de gestos, outra novidade dessa versão em relação às anteriores. 

O anúncio também trouxe bastante foco aos games, o que já é uma forte característica da plataforma, tanto que o novo dispositivo é compatível com a biblioteca já existente da plataforma com mais de 500 títulos disponíveis, como The Walking Dead: Saints & Sinners, Asgard’s Wrath 2, Stranger Things em RV entre outros. O Meta Quest 3 já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos a partir de U$499,99 e os envios começarão a ser feitos no dia 10 de Outubro.

Ray-Ban Meta Smart Glasses: Óculos inteligentes com capacidade de live streaming e alta customização no modelo do aparelho.

Dois módulos circulares serão posicionados nas laterais de cada olho, contendo uma câmera de 12 megapixels e uma luz LED que se acende para informar aos outros que você está gravando. Você terá a capacidade de transmitir ao vivo para seus amigos e seguidores diretamente dos óculos.

Você terá à sua disposição mais de 150 opções de personalização, considerando a cor da armação, o estilo e as lentes. Pré-encomendas já estão disponíveis em determinados mercados, com preços começando em US$ 299 para lentes padrão.

Meta AI: Na onda do Chat GPT e outras inteligências artificiais generativas, a Meta anunciou seu assistente de AI, que estará disponível em suas plataformas Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp, bem como no Meta Quest 3 e no Ray-Ban Meta. 

Iniciando com o Messenger, o AI Studio possibilitará que as empresas desenvolvam chatbots que representem a identidade de suas marcas e aprimorem a qualidade das interações com os clientes. A empresa atualmente está oferecendo acesso limitado a essa plataforma em sua fase alfa inicial.

Também foram apresentadas 28 inteligências artificiais que terão personalidades próprias, como Snoop Dogg, Tom Brady e Paris Hilton. Ainda em versão de testes, esse recurso pretende disponibilizar às empresas e produtores de conteúdo a possibilidade de criarem suas próprias AI.

Por enquanto essas novidades estarão disponíveis apenas nos EUA e com os recursos de voz limitados a inglês, italiano e francês, mas é mais um movimento da Meta em trazer novos recursos pensando no contexto de seus usuários e abrindo portas para o mercado anunciante.

Na Hands já possuímos alguns cases de sucesso fazendo uso de realidade aumentada, realidade virtual, IA Generativa e chatbots. Nosso time de Lab está sempre focado em trazer tendências e novas tecnologias para engajar ainda mais o usuário com a marca anunciante. 

Mais novidades devem surgir no segundo dia de evento. Seguiremos acompanhando para manter vocês atualizados.

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