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Tecnologia

Atualização pública do Android 14

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Após a liberação de vários betas para desenvolvedores, finalmente foi lançada a versão final do Android 14. Os novos recursos incluem além de melhorias de comportamento do sistema relacionadas à privacidade e desempenho, tendo como destaque:

Maior clareza na informação do uso pelo app de informações do usuário: Ao conceder permissões ao aplicativo, o sistema disponibiliza uma tela com as informações de Política de Privacidade fornecidas ao Google Play pelo desenvolvedor para serem exibidas na loja na página correspondente ao aplicativo. Sempre que essa política for alterada, o usuário será avisado.

Implementação do Bard no Google Assistant: Agora o Google Assistant se comunica de forma mais natural com o usuário graças à AI generativa Bard na execução de tarefas já executadas anteriormente como leitura de emails ou instruções de direção do Google Maps.

Implementação de AI generativa para criação de conteúdo personalizado como wallpapers: Inicialmente disponibilizado para aparelhos Pixel, o usuário poderá gerar através de descrições em texto conteúdos produzidos pelo Bard. O primeiro recurso disponibilizado é a geração de wallpapers.

Melhoria no compartilhamento de dados de saúde com o Health Connect: Em substituição ao Google Fit, as permissões de compartilhamento de dados de saúde entre aplicativos estarão centralizadas diretamente nos ajustes do aparelho.

Novo perfil alternativo focado em trabalho: De forma parecida como hoje funcionam os perfis para múltiplos usuários no mesmo aparelho, agora os usuários poderão separar aplicativos usados para fins pessoais e aplicativos usados para fins profissionais em perfis completamente separados.

Melhorias na acessibilidade: Ajustes finos de fontes e tamanhos de texto escaláveis no sistema e nos aplicativos e também ajustes de usabilidade para deficientes auditivos.

Maior controle e restrição do que é executado em segundo plano: Restrição na permissão de disparar alarmes – apenas aplicativos que tenham funcionalidade de alarmes e semelhantes poderão utilizar essa permissão. Restrição de chamadas feitas em broadcast – chamadas feitas em segundo plano de aplicativos que não estejam executando no momento serão entregues ao aplicativo somente quando ele estiver ativo novamente ao invés de serem entregues imediatamente. Aplicativos que executarem tarefas em segundo plano e atingirem o tempo limite de execução serão colocados no standby bucket.

Maior controle e restrição de como aplicativos se comunicam entre si: Aplicativos somente podem parar a execução de processos próprios, não mais processos de outros apps. Aplicativos precisam especificar de forma mais explícita e restritiva quais recursos externos são disponibilizados para ser utilizados para outros aplicativos poderem chamar.

Restrição do uso de alertas com tela cheia: A chamada para exibir alertas em tela cheia na tela bloqueada geralmente utilizada para aplicativos de chamada ou alarmes agora é restrita por uma permissão nova e será avaliada pela Play Store quando o app for publicado.

Aumento do target API mínimo para instalação: A partir do Android 14, aplicativos que tenham o suporte mínimo de versão inferior ao Android 6 (Marshmallow) não poderão ser instalados.

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Anúncios do Made By Google

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Seguindo a sequência de Big Techs com lançamentos de produtos e serviços, a Google sediou seu evento Made by Google. Os focos do evento foram os novos aparelhos Pixel 8 e Pixel 8 Pro e o Android 24. Os anúncios feitos foram os seguintes: 

Pixel 8 e Pixel 8 Pro: Os novos flagships da linha de aparelhos da Google foram lançados com design atualizado, processadores mais potentes, tela com melhor resolução e câmeras com mais recursos, bem como o Android 14. Com todos esses novos recursos, a maior novidade ainda é outra: a Google assegurou sete anos de atualizações de sistema, incluindo novos recursos e atualizações de segurança. Os aparelhos Pixel 8 e Pixel 8 Pro estão disponíveis para encomenda no varejo com preços de U$699 e U$999, respectivamente.

Pixel Watch 2: Os relógios inteligentes da linha da Google também ganharam novas versões com atualizações de recursos de hardware e software, como melhorias no monitoramento de frequência cardíaca e melhor integração com o Android através da atualização do sistema para o Wear OS 4. Os aparelhos com wifi e LTE estão disponíveis para encomenda no varejo com preços de U$349 e U$399 respectivamente.

Melhorias no Pixel Buds: Apesar de não ter sido lançado novos modelos linha de fones de ouvido, houveram atualizações dignas de nota para o modelo Pro. Além de novas cores e melhores comandos para o botão de toque, foi anunciado o recurso de Conversation Detection que pausa a música quando o usuário inicia uma conversação e retoma a reprodução quando a conversa termina.

Google Assistente e Bard: Como não podia ser diferentes dos concorrentes, a Google anunciou a integração da sua IA Generativa Bard ao seu Assistente, possibilitando uma interação mais natural com o usuário ao realizar tarefas como leitura resumida de emails recebidos e leitura de instruções de direção do Google Maps.

Android 14: Após a liberação de vários betas para desenvolvedores, finalmente foi lançada a versão final do Android 14. Os novos recursos incluem além de melhorias de comportamento do sistema relacionadas à privacidade e desempenho, vários recursos voltados à linha Pixel. Entre eles estão a melhor customização da tela de bloqueio com temas, melhor segurança no desbloqueio da tela do aparelho, uma melhor integração de recursos de saúde com o Health Connect, maior transparência em relação à privacidade e como o aplicativo usa as informações do usuário e como não poderia ser diferente vários recursos de AI generativa como por exemplo a criação de wallpapers através de descrições fornecidas pelo usuário.

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Novidades do Meta Connect 2023

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A conferência anual “Connect” da Meta começou nesta semana e vários produtos de hardware e software foram anunciados, focando principalmente em Realidade Virtual/Aumentada e em Inteligência Artificial, tudo isso mesclado aos produtos já existentes da empresa.

Meta Quest 3: Nova versão do óculos de realidade mista da Meta, traz como novidade controles mais avançados em substituição aos antigos anéis de rastreamento. Caso o usuário não queira usar os controles, o óculos também conta com rastreamento de gestos, outra novidade dessa versão em relação às anteriores. 

O anúncio também trouxe bastante foco aos games, o que já é uma forte característica da plataforma, tanto que o novo dispositivo é compatível com a biblioteca já existente da plataforma com mais de 500 títulos disponíveis, como The Walking Dead: Saints & Sinners, Asgard’s Wrath 2, Stranger Things em RV entre outros. O Meta Quest 3 já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos a partir de U$499,99 e os envios começarão a ser feitos no dia 10 de Outubro.

Ray-Ban Meta Smart Glasses: Óculos inteligentes com capacidade de live streaming e alta customização no modelo do aparelho.

Dois módulos circulares serão posicionados nas laterais de cada olho, contendo uma câmera de 12 megapixels e uma luz LED que se acende para informar aos outros que você está gravando. Você terá a capacidade de transmitir ao vivo para seus amigos e seguidores diretamente dos óculos.

Você terá à sua disposição mais de 150 opções de personalização, considerando a cor da armação, o estilo e as lentes. Pré-encomendas já estão disponíveis em determinados mercados, com preços começando em US$ 299 para lentes padrão.

Meta AI: Na onda do Chat GPT e outras inteligências artificiais generativas, a Meta anunciou seu assistente de AI, que estará disponível em suas plataformas Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp, bem como no Meta Quest 3 e no Ray-Ban Meta. 

Iniciando com o Messenger, o AI Studio possibilitará que as empresas desenvolvam chatbots que representem a identidade de suas marcas e aprimorem a qualidade das interações com os clientes. A empresa atualmente está oferecendo acesso limitado a essa plataforma em sua fase alfa inicial.

Também foram apresentadas 28 inteligências artificiais que terão personalidades próprias, como Snoop Dogg, Tom Brady e Paris Hilton. Ainda em versão de testes, esse recurso pretende disponibilizar às empresas e produtores de conteúdo a possibilidade de criarem suas próprias AI.

Por enquanto essas novidades estarão disponíveis apenas nos EUA e com os recursos de voz limitados a inglês, italiano e francês, mas é mais um movimento da Meta em trazer novos recursos pensando no contexto de seus usuários e abrindo portas para o mercado anunciante.

Na Hands já possuímos alguns cases de sucesso fazendo uso de realidade aumentada, realidade virtual, IA Generativa e chatbots. Nosso time de Lab está sempre focado em trazer tendências e novas tecnologias para engajar ainda mais o usuário com a marca anunciante. 

Mais novidades devem surgir no segundo dia de evento. Seguiremos acompanhando para manter vocês atualizados.

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iOS 17: Quais são as novidades?

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Em Junho a Apple anunciou o iOS 17 e, após três meses de testes, a nova versão foi lançada nesta semana, no dia 18 de Setembro, com alguns destaques:

Modo Stand By: quando o aparelho está carregando, a tela mostra uma visualização em tela cheia com informações como relógio, calendário, fotos, previsão do tempo, controles de música, entre outros.

Posters de contato: o usuário pode definir a visualização de seu contato que aparece para outros quando recebem sua chamada em outro iPhone, podendo customizar a foto ou memoji, a fonte em que o nome vem escrito e também a cor de fundo.

NameDrop: é um recurso que permite facilmente compartilhar informações de contato simplesmente aproximando um iPhone de outro iPhone.

Live Voicemail: Uma transcrição em tempo real quando quem faz a chamada vai para a caixa de recados, permitindo ao usuário interceptar e atender a ligação.

Widgets interativos: Os widgets agora tem mais interatividade na Home Screen, na tela de bloqueio e no modo Stand By, permitindo botões, barra de rolagem e animações.

Outras novidades: Maps offline, melhor correção de texto, gaveta de stickers, “Hey Siri” agora é apenas “Siri”.

Nos seus lançamentos mais recentes, a Apple vem fazendo alterações relacionadas a sua preocupação com a usabilidade e privacidade de seus usuários, além de melhorias de funcionalidades, o que traz impactos diretos para o mundo da publicidade digital.

O que isso significa?

Os anunciantes com aplicativos iOS enfrentarão regulamentações mais rígidas em relação à comunicação de sua privacidade e uso de dados, tendo a Apple mais controle para limitar o compartilhamento de dados com terceiros. Esta é uma continuação de uma tendência existente da companhia.

Uma das principais mudanças introduzidas no iOS 17 é a atualização mais recente da plataforma de medição da Apple, SKAdNetwork 5.0. Esta atualização permite que as empresas meçam não apenas as conversões por meio de downloads de aplicativos, mas também o reengajamento do usuário com seu aplicativo. Os anunciantes agora podem rastrear quando os usuários clicam em um anúncio e são direcionados ao aplicativo, fornecendo informações valiosas sobre o comportamento do usuário.

Porém, nem tudo são flores. De acordo com a Singular, poucas AdNetworks se adaptaram para a versão anterior, SKAdNetwork 4.0, devido à necessidade de reformulação da lógica de segmentar e otimizar campanhas. 

E para Ads na Web, o que muda?

A Apple traz também o Link Tracking Protection que removerá parâmetros identificáveis ​​do usuário de URLs quando um usuário estiver navegando em modo privado no Safari ou usando o Mail ou Mensagens da Apple. Atualmente, embora os cookies e algumas tecnologias de rastreamento estejam bloqueados na Navegação Privada, os parâmetros de URL ainda podem ser usados ​​para vincular resultados de conversão a exposições de anúncios.

Isso significa que as marcas não poderão rastrear usuários em plataformas de campanhas publicitárias. A Apple oferecerá atribuição de anúncios de medição de cliques privados, embora não permitirá o rastreio de dados de usuários individuais.

Os IDs a nível de usuário são uma parte fundamental da capacidade de atribuição do Google, Meta e outras plataformas. Sua inexistência implica em problemas nos relatórios de conversões, nos bids e na otimização de campanhas baseadas em conversões.

Há quem diga que a Apple faz esses movimentos pensando na privacidade de seus usuários, há quem diga também que o propósito por trás de tudo isso seria dificultar o acesso de anunciantes, agências e plataformas aos usuários para que a empresa tenha espaço de lançar suas próprias iniciativas. 

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