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Tecnologia

Sai VR entra AI

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Nesse texto eu quero falar um pouco sobre a nova onda de AI do mercado, mas antes quero dar uma olhadinha no retrovisor. Até então se falava muito sobre dois assuntos, VR que era a onda atual e os Assistentes Virtuais, que era a onda anterior. A Meta (Facebook) tentou engatar o Metaverso, mas o produto parece estar seguindo o caminho do Clubhouse, ainda que em outra escala. A Microsoft desistiu do HoloLens e projetos de Realidade Mista. A Amazon enxugou o departamento da Alexa. A questão que une todas essas iniciativas e onde elas se encontram é: muito foi investido e pouco retorno foi obtido. Com novas tendências despontando, é preciso deixar o que não deu certo pra trás e abrir espaço pra novas iniciativas. Afinal de contas, o que é melhor do que um produto novo pra compensar um produto antigo que não deu certo, não é mesmo?

A Microsoft investiu pesado na OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT. Mais do que uma aquisição, isso é um tipo de “superlicenciamento” de produto, e a tendência é que a Microsoft dê super-poderes aos seus produtos usando a inteligência artificial, inclusive no Windows com a Cortana. Google não ficou atrás e já anunciou uma nova AI que gera música a partir de entradas de texto descritivas, mais ou menos como o DALL-E e Stable Diffusion fazem gerando imagens. Não resta dúvidas que AI é a nova do momento, artistas e produtores de conteúdo se manifestam e protestam contra, usando argumentos como direitos autorais e licenciamento. Há até pessoas do setor de tecnologia temendo perder o emprego. Mas será que essas Inteligências Artificiais são tão inteligentes mesmo?

A minha opinião é que até então a capacidade das AIs era a de macros muito poderosas, e a partir de agoras isso evoluiu para macros muito poderosas de macros muito poderosas. Mas ainda não é bem uma inteligência, é mais um Machine Learning. E qual é a diferença? Bom, as IAs não raciocinam, elas processam uma quantidade de informação que é fornecida, de acordo com um algoritmo e parâmetros fornecidos, batem tudo no liquidificador e entregam algo. É impressionante, poderoso, mas não auto-suficiente e realmente criativo, ou pensante. E eu trago evidências.

Soldados enganam AI de reconhecimento de humanos dando cambalhotas, se disfarçando de árvore e até se escondendo embaixo de uma caixa de papelão: https://www.pcmag.com/news/us-marines-use-cardboard-box-to-defeat-darpa-robot-trained-to-detect-humans

Usuário engana AI ao ocultar resposta na pergunta: https://mobile.twitter.com/dlemesdev/status/1615122322284756993

Usuário engana AI novamente após ajuste em relação ao comportamento anterior: https://mobile.twitter.com/MarioFernandoLS/status/1615335674780975104

Concluindo, a onda de AI ainda está no começo, mas é muito promissora e vai longe. Pelo que tenho visto de experimentos, a tendência é que as AIs facilitem no trabalho pesado, assim como os assistentes fazem hoje em dia, mas de uma forma mais integrada e robusta. O impacto não só tecnológico mas também social tende a ser grande. Provavelmente é questão de tempo até aparecer um influencer digital que no fim vai ser revelado que era uma AI usada pra testar se seria detectada. Acredito eu que, no momento, estamos mais próximos de S1M0NE (filme de 2002) do que de Her (filme de 2013).

Fontes:

https://meiobit.com/460441/microsoft-demite-equipes-rv-realidade-mista-hololens/

https://www.fierceelectronics.com/sensors/amazon-layoffs-could-boost-third-party-hardware-alexa-analyst-says

https://www.forbes.com/sites/qai/2023/01/27/microsoft-confirms-its-10-billion-investment-into-chatgpt-changing-how-microsoft-competes-with-google-apple-and-other-tech-giants

https://www.theverge.com/2023/1/28/23574573/google-musiclm-text-to-music-ai
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Tecnologia

Atualização pública do Android 14

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Após a liberação de vários betas para desenvolvedores, finalmente foi lançada a versão final do Android 14. Os novos recursos incluem além de melhorias de comportamento do sistema relacionadas à privacidade e desempenho, tendo como destaque:

Maior clareza na informação do uso pelo app de informações do usuário: Ao conceder permissões ao aplicativo, o sistema disponibiliza uma tela com as informações de Política de Privacidade fornecidas ao Google Play pelo desenvolvedor para serem exibidas na loja na página correspondente ao aplicativo. Sempre que essa política for alterada, o usuário será avisado.

Implementação do Bard no Google Assistant: Agora o Google Assistant se comunica de forma mais natural com o usuário graças à AI generativa Bard na execução de tarefas já executadas anteriormente como leitura de emails ou instruções de direção do Google Maps.

Implementação de AI generativa para criação de conteúdo personalizado como wallpapers: Inicialmente disponibilizado para aparelhos Pixel, o usuário poderá gerar através de descrições em texto conteúdos produzidos pelo Bard. O primeiro recurso disponibilizado é a geração de wallpapers.

Melhoria no compartilhamento de dados de saúde com o Health Connect: Em substituição ao Google Fit, as permissões de compartilhamento de dados de saúde entre aplicativos estarão centralizadas diretamente nos ajustes do aparelho.

Novo perfil alternativo focado em trabalho: De forma parecida como hoje funcionam os perfis para múltiplos usuários no mesmo aparelho, agora os usuários poderão separar aplicativos usados para fins pessoais e aplicativos usados para fins profissionais em perfis completamente separados.

Melhorias na acessibilidade: Ajustes finos de fontes e tamanhos de texto escaláveis no sistema e nos aplicativos e também ajustes de usabilidade para deficientes auditivos.

Maior controle e restrição do que é executado em segundo plano: Restrição na permissão de disparar alarmes – apenas aplicativos que tenham funcionalidade de alarmes e semelhantes poderão utilizar essa permissão. Restrição de chamadas feitas em broadcast – chamadas feitas em segundo plano de aplicativos que não estejam executando no momento serão entregues ao aplicativo somente quando ele estiver ativo novamente ao invés de serem entregues imediatamente. Aplicativos que executarem tarefas em segundo plano e atingirem o tempo limite de execução serão colocados no standby bucket.

Maior controle e restrição de como aplicativos se comunicam entre si: Aplicativos somente podem parar a execução de processos próprios, não mais processos de outros apps. Aplicativos precisam especificar de forma mais explícita e restritiva quais recursos externos são disponibilizados para ser utilizados para outros aplicativos poderem chamar.

Restrição do uso de alertas com tela cheia: A chamada para exibir alertas em tela cheia na tela bloqueada geralmente utilizada para aplicativos de chamada ou alarmes agora é restrita por uma permissão nova e será avaliada pela Play Store quando o app for publicado.

Aumento do target API mínimo para instalação: A partir do Android 14, aplicativos que tenham o suporte mínimo de versão inferior ao Android 6 (Marshmallow) não poderão ser instalados.

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Anúncios do Made By Google

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Seguindo a sequência de Big Techs com lançamentos de produtos e serviços, a Google sediou seu evento Made by Google. Os focos do evento foram os novos aparelhos Pixel 8 e Pixel 8 Pro e o Android 24. Os anúncios feitos foram os seguintes: 

Pixel 8 e Pixel 8 Pro: Os novos flagships da linha de aparelhos da Google foram lançados com design atualizado, processadores mais potentes, tela com melhor resolução e câmeras com mais recursos, bem como o Android 14. Com todos esses novos recursos, a maior novidade ainda é outra: a Google assegurou sete anos de atualizações de sistema, incluindo novos recursos e atualizações de segurança. Os aparelhos Pixel 8 e Pixel 8 Pro estão disponíveis para encomenda no varejo com preços de U$699 e U$999, respectivamente.

Pixel Watch 2: Os relógios inteligentes da linha da Google também ganharam novas versões com atualizações de recursos de hardware e software, como melhorias no monitoramento de frequência cardíaca e melhor integração com o Android através da atualização do sistema para o Wear OS 4. Os aparelhos com wifi e LTE estão disponíveis para encomenda no varejo com preços de U$349 e U$399 respectivamente.

Melhorias no Pixel Buds: Apesar de não ter sido lançado novos modelos linha de fones de ouvido, houveram atualizações dignas de nota para o modelo Pro. Além de novas cores e melhores comandos para o botão de toque, foi anunciado o recurso de Conversation Detection que pausa a música quando o usuário inicia uma conversação e retoma a reprodução quando a conversa termina.

Google Assistente e Bard: Como não podia ser diferentes dos concorrentes, a Google anunciou a integração da sua IA Generativa Bard ao seu Assistente, possibilitando uma interação mais natural com o usuário ao realizar tarefas como leitura resumida de emails recebidos e leitura de instruções de direção do Google Maps.

Android 14: Após a liberação de vários betas para desenvolvedores, finalmente foi lançada a versão final do Android 14. Os novos recursos incluem além de melhorias de comportamento do sistema relacionadas à privacidade e desempenho, vários recursos voltados à linha Pixel. Entre eles estão a melhor customização da tela de bloqueio com temas, melhor segurança no desbloqueio da tela do aparelho, uma melhor integração de recursos de saúde com o Health Connect, maior transparência em relação à privacidade e como o aplicativo usa as informações do usuário e como não poderia ser diferente vários recursos de AI generativa como por exemplo a criação de wallpapers através de descrições fornecidas pelo usuário.

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Novidades do Meta Connect 2023

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A conferência anual “Connect” da Meta começou nesta semana e vários produtos de hardware e software foram anunciados, focando principalmente em Realidade Virtual/Aumentada e em Inteligência Artificial, tudo isso mesclado aos produtos já existentes da empresa.

Meta Quest 3: Nova versão do óculos de realidade mista da Meta, traz como novidade controles mais avançados em substituição aos antigos anéis de rastreamento. Caso o usuário não queira usar os controles, o óculos também conta com rastreamento de gestos, outra novidade dessa versão em relação às anteriores. 

O anúncio também trouxe bastante foco aos games, o que já é uma forte característica da plataforma, tanto que o novo dispositivo é compatível com a biblioteca já existente da plataforma com mais de 500 títulos disponíveis, como The Walking Dead: Saints & Sinners, Asgard’s Wrath 2, Stranger Things em RV entre outros. O Meta Quest 3 já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos a partir de U$499,99 e os envios começarão a ser feitos no dia 10 de Outubro.

Ray-Ban Meta Smart Glasses: Óculos inteligentes com capacidade de live streaming e alta customização no modelo do aparelho.

Dois módulos circulares serão posicionados nas laterais de cada olho, contendo uma câmera de 12 megapixels e uma luz LED que se acende para informar aos outros que você está gravando. Você terá a capacidade de transmitir ao vivo para seus amigos e seguidores diretamente dos óculos.

Você terá à sua disposição mais de 150 opções de personalização, considerando a cor da armação, o estilo e as lentes. Pré-encomendas já estão disponíveis em determinados mercados, com preços começando em US$ 299 para lentes padrão.

Meta AI: Na onda do Chat GPT e outras inteligências artificiais generativas, a Meta anunciou seu assistente de AI, que estará disponível em suas plataformas Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp, bem como no Meta Quest 3 e no Ray-Ban Meta. 

Iniciando com o Messenger, o AI Studio possibilitará que as empresas desenvolvam chatbots que representem a identidade de suas marcas e aprimorem a qualidade das interações com os clientes. A empresa atualmente está oferecendo acesso limitado a essa plataforma em sua fase alfa inicial.

Também foram apresentadas 28 inteligências artificiais que terão personalidades próprias, como Snoop Dogg, Tom Brady e Paris Hilton. Ainda em versão de testes, esse recurso pretende disponibilizar às empresas e produtores de conteúdo a possibilidade de criarem suas próprias AI.

Por enquanto essas novidades estarão disponíveis apenas nos EUA e com os recursos de voz limitados a inglês, italiano e francês, mas é mais um movimento da Meta em trazer novos recursos pensando no contexto de seus usuários e abrindo portas para o mercado anunciante.

Na Hands já possuímos alguns cases de sucesso fazendo uso de realidade aumentada, realidade virtual, IA Generativa e chatbots. Nosso time de Lab está sempre focado em trazer tendências e novas tecnologias para engajar ainda mais o usuário com a marca anunciante. 

Mais novidades devem surgir no segundo dia de evento. Seguiremos acompanhando para manter vocês atualizados.

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