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Como monetizar aplicativos sem depender de display in-app?

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O maior desafio de um negócio baseado em aplicativos é encontrar a estratégia de monetização ideal. A utilização de display e redes de anúncio programáticas são as escolhas mais comuns. Apesar de popular, a disponibilização de inventário in-app representa desafios para a maioria dos players.

O desafio principal é a dependência desse modelo, que representa muitas vezes o único fluxo de receita dos aplicativos. Embora a receita possa inicialmente parecer forte, a falta de diversidade de demanda pode significar problemas a longo prazo. Além da flutuação de demanda e os desafios de fill rate, a falta de controle sobre as campanhas também representa um risco. Como muitos parceiros de demanda se concentram em campanhas focadas em download de aplicativos, os publishers que trabalham com esses parceiros podem descobrir que a maioria dos anúncios exibidos em seus aplicativos é de natureza competitiva, fomentando aos usuários que baixem aplicativos semelhantes aos seus. O problema aqui é óbvio: quanto mais um app estimula a instalação de aplicativos, mais ele direciona seu tráfego para experiências fora do seu app. Com o tempo, a receita de anúncios de curto prazo não vale a rotatividade de usuários em potencial. Além disso, a qualidade dos anúncios e tipos de formatos podem criar atrito com os usuários e estimular a desinstalação do app.

Um aplicativo excessivamente dependente de um único tipo de monetização se torna mais vulnerável às mudanças do mercado. Então, diversificar as estratégias de monetização é fundamental para a saúde do negócio. Abaixo você encontra algumas alternativas à publicidade display para testar no seu aplicativo.

1. Push Notification

O uso de push para engajamento com o app já é bastante difundido no mercado, a novidade aqui seria o estímulo do conteúdo do push atrelado à publicidade, estratégia similar aos publiposts e conteúdos patrocinados. O uso de novos formatos de push ajudam bastante nessa estratégia.

O push com imagem e com carrossel de imagens permite uma comunicação rápida e direta com os usuários, o que é perfeito para breaking news associadas a campanhas que exigem ação rápida, por exemplo. Os formatos também funcionam muito bem para expor ofertas de produtos visualmente atrativos, como carros, pacotes de viagens, refeições e produtos de beleza.

Se você é um aplicativo de mobilidade, por exemplo, por que não atrelar o conteúdo do seu push notification a indicações de locais próximos ao seu usuário onde ele pode parar para aproveitar o desconto em uma refeição? Se você é um e-commerce o uso de push com imagens tem peso duplo: estimular a compra do portfólio do app e promover ofertas patrocinadas.

+ Trabalhar segmentações específicas na entrega do push garante ofertas aderentes ao perfil de cada usuário e faz o app ser visto como um fornecedor de benefícios pelos usuários.

> Quer saber mais sobre como segmentar campanhas de push?

2. Big Data Analytics

Muito usado no mundo não-mobile, a monetização do comportamento de navegação e interesse da audiência via cookies não é novidade. Também não é novidade a dificuldade de DMPs tradicionais trabalharem com dados de apps, onde os cookies não trafegam. Para monetizar o comportamento da sua audiência primeiro você precisa encontrar um parceiro que possua tecnologia para trabalhar com aplicativos e possibilidade de entregar segmentações específicas para o mundo mobile.

Se o seu app possui prerrogativa para coleta de geolocalização, por exemplo, várias segmentações comportamentais são possíveis: restaurante mais visitado, shopping predileto, intenções de compra, etc. A navegação in-app também permite a categorização de afinidades e interesses, se você é um app focado na venda ou aluguel de automóveis, entender por qual tipo de carro um cluster de usuários estaria interessado tem muito valor.

Todas essas possibilidades criam um enorme diferencial para o uso de análise de dados no mundo mobile.

+ Não se esqueça do opt-in! A coleta e o uso dos dados devem sempre ser comunicados e autorizados pelo seu usuário.       

> Quer saber mais sobre como tornar seu aplicativo um player de Big Data?

3. White Label

Projetos de novos negócios focados em potencializar o alcance da tecnologia ou conteúdo do seu app também podem ser uma ótima fonte de receita. Essa solução pode ser viabilizada em parceria com empresas que tenham uma intersecção com o segmento do seu app ou com parceiros que garantam expansão do alcance geográfico para o app.

> Saiba como viabilizar seu app com um White Label de Operadoras de telefonia com a Hands.

MDM by Hands Mobile for Apps:

Transforme seus aplicativos em grandes players de Big Data fornecendo dados, análises e serviços em Mobile Behavior. Conheça a solução Hands Mobile para Aplicativos.

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Conecte-se e sorria!

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Descrever o Web Summit em poucas palavras não é uma tarefa fácil. Foram 4 dias intensos onde tudo foi muito. Pessoas de todo o mundo (mais de 7.000), startups de todos os nichos (mais de 2.500), pitchs e investidores buscando novidades (mais de 1.000) e muita oportunidade de networking.

É o lugar onde a cada segundo que você olha para o lado é possível enxergar oportunidades. Os painéis, todos de duração de até 20 minutos, ditaram o ritmo do que está fervendo no mundo, passando de NFTs e Metaverso ao mundo dos influencers, sempre com o gancho de como as marcas podem se relacionar com seus públicos por cada um. Mas o grande ganho do evento mesmo é ir conversando com as pessoas e entendendo diferentes iniciativas e ideias de como levar a transformação digital para a mais larga escala. Não se trata apenas de tecnologia, se trata de levar conhecimento e trazer isso de fato para a vida das pessoas.

Senti de todos que estavam por lá o mesmo objetivo: unir para convergir. Todos em busca de ideias e inovações, mas sem dúvidas, querendo encontrar formas de aprender, compartilhar e criar juntos novas oportunidades. E para que isso de fato funcione, é necessário um esforço coletivo de mercado para disseminar isso no dia a dia do público geral.

Os próximos anos não serão os mais simples, temos muitas coisas acontecendo ao redor do mundo do ponto de vista político, social, ambiental e econômico. A única certeza que temos é que ele será cada vez mais digital, abrindo portas para novas oportunidades sempre.

Seja nas frentes de marketing, com novas formas de se comunicar; ou de publicidade, cada vez mais contextualizadas e mensuráveis; de soluções de retail e live commerce, facilitando o acesso do consumidor com a marca; ou de inteligência de dados, com a descentralização das informações, o mercado tem um largo caminho para evoluir.

O Web Summit 2022 me deixa como reflexão o pensamento de comunidade, afinal de contas, todos vivemos em uma. Nos vemos novamente em 2023.

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Olha quem entrou na Hands!

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A Hands, buscando sempre evoluir, trouxe mais novidades para nossa Equipe de Tecnologiao TI e  Comercial. Em Outubro foram mais obtivemos 3 contratações; novas, uma galera super descontraída e com aquele pique que a Hands tem, vem conhecer um pouco sobre cada um deles:

Aron Mello

Sou o Aron, tenho 28 anos, gosto de passar metade do meu tempo com a família e amigos, às vezes ficar horas conversando sobre assuntos diversos, como por exemplo vida existencial, signos, carreiras ou até mesmo falar dos desastres que cometemos em nossas vidas. De vez em quando faço trilhas e camping.

Eu sou apaixonado por artes em geral, gosto muito de ir em museus e teatros. Um amante da culinária, eu diria mais aspirante do que um amante, porém sempre que me vem uma ideia de fazer algo diferente na cozinha, eu estou lá fazendo.

Minhas comidas prediletas são massas, então dou preferência para esse tipo de comida. Bebo socialmente, gosto de lugares alternativos como um bom sagitariano que sou.

Ah! Sou formado em Publicidade e Propaganda, estou sempre disposto a aprender ou agregar coisas novas para minha vida, acho isso muito importante, trocas de conhecimentos e aprendizados, esse é um pedacinho de mim.

Perfil do LinkedIn

Gustavo Araujo

Sou carioca, formado em publicidade e propaganda, tenho 45 anos, separado e sem filho, mas tenho duas lindas afilhadas, sendo uma filha da minha irmã e outra filha de uma grande amiga de infância.

Atualmente namoro e a minha namorada é curitibana, mas também mora em SP há 2 anos. Gostamos muito de viajar, explorar bares e restaurantes de SP e das cidades que visitamos. Apesar de morar em SP há mais de 8 anos, vou pelo menos uma vez por mês ao Rio para visitar meus pais e amigos. Gosto bastante de praticar esportes e faço musculação 3 vezes por semana. Além disso, pratico futevôlei, futebol e sou flamenguista sócio torcedor do clube. Por conta disso, frequento os jogos e costumo viajar para os jogos importantes do meu time, onde quer que ele jogue.

Sou muito interessado em culinária e nas horas vagas sou assador. Já fiz alguns cursos sobre o tema e atualmente sou o “churrasqueiro oficial” de todos os meus grupos de amigos. Profissionalmente falando, tenho grande expertise em publicidade multiplataforma, porém atuo com publicidade digital há mais de 17 anos.

Sou muito interessado em publicidade digital, atualidades, novas tecnologias e minha carreira profissional de mais de 25 anos, vem sendo desenvolvida nas áreas de marketing e comercial, sendo 20 anos dedicados exclusivamente a esta última área, em empresas de diferentes segmentos como Serviços, Varejo e principalmente Comunicação. Acrescento como ponto forte ao meu conhecimento, a grande habilidade de negociação e a capacidade de me relacionar bem com pessoas e o mercado. Considero-me extrovertido, tenaz, criativo, sagaz e de fácil relacionamento com clientes, parceiros e colegas de trabalho.
Como executivo de contas sênior, atuei na gestão de vendas e desenvolvimento de carteiras de grandes contas do mercado nacional, para os produtos impressos e digitais. Além disso, desenvolvi projetos de branded content, patrocínios de eventos, mídia programática e projetos de data intelligence, visando altas performances e retornos para os clientes da carteira.

Por mais de 11 anos trabalhei no Grupo Globo, iniciando a carreira como executivo de contas júnior e chegando ao patamar de Coordenador Comercial, coordenando uma equipe de 6 executivos e apoiando nas vendas dos produtos digitais. Ao longo desses 11 anos, tive diversos cases de sucesso que me fizeram crescer como profissional e ser humano dentro da empresa.

Minha última experiência profissional foi na Editora Abril e fiquei quase 4 anos lá, antes de ingressar na Hands.

Perfil do Linkedin

Kauan Cesar

Para os que não me conhecem sou o Kauan e para os mais próximos o Kako, assim sou chamado há 34 primaveras por esse apelido carinhoso que aderi pra vida.

Falou em comida, esse é meu lema, honro com orgulho essa característica Taurina. Quer me ver feliz? É só falar que tem Coxinha, com catupiry? Eita glória, glória, glória … Essa maravilha de comida foi abençoada pelos anjos.

Formado em Marketing por profissão, super conectado com o Tarot e Astrologia (para tudo precisa ter um equilíbrio né) e Deejay por amor, gosta de dançar, já me segue no soundcloud que prometo não te deixar parado.

Shaik é o nome do meu filho de quatro patinhas que me dá um trabalho, pensa num grude, deveria ter chamado ele de chicletinho.

Sou do time da praia, botar a cara no sol, das conversas mais loucas, de rolar na areia com a minha sobrinha e de queimar as calorias numa esteira ouvindo a rainha Veveta.

Aperte o play … Prazer sou o Kako!

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Marcella Calil

Eu sou a Marcella! A Ma!

Tenho 18 anos e estou no meu 1º semestre de RI na FECAP.
Pensei que demoraria mais uns meses para dar início a vida
PJ,já que me formei durante a pandemia. Porém tudo mudou
quando tive a oportunidade de conversar com a Bruna e o com o João. Não pensei 2 vezes em tentar!

Essa fase vem se tornando cada vez mais importante para
mim.

Sair de Atibaia, cidade onde nasci e passei esses 18 anos de
vida, sempre foi um momento muito esperado por mim. Vida de universitária no curso que eu venho me afeiçoando cada vez mais e agora vou abraçar mais um novo degrau, que é o
mundo corporativo. Me sinto pronta!

Esse sentimento de coragem para iniciar universos
completamente novos, apesar do medo do “desconhecido”, me faz sentir muito orgulho de mim mesma!

Acredito que todas essas coisas me trarão muita evolução
pessoal e profissional.

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Muriel Coelho

Meu nome é Muriel, tenho 35 anos e moro em São Paulo há 18 anos. Vim do interior estudar, me formei em Propaganda e Marketing pela ESPM em 2007, e sou especialista em Comunicação e Estratégias Digitais pela USP.

Trabalho com planejamento e digital desde sempre, comecei na Abril Digital em 2006, quando ainda nem existia iPhone no Brasil!

Mas além de planejadora e marketeira sou esposa da Bia, mãe de um cachorro e seis gatas, maratonista de séries, frequentadora de cinemas, teatros, shows, restaurantes, bares, botecos e churrascos.

Coleciono livros que não tenho tempo de ler, viajo sempre que posso e sou apaixonada por documentários de crimes reais.

Perfil do Linkedin

Raila Andrade

Eu sou a Raíla, o nome pode ser um pouco diferente então
sintam-se à vontade para os apelidos. Tenho 28 anos, sou
formada em engenharia de computação e gosto muito de
aprender sobre tecnologia e buscar novos desafios. Já vivi em
algumas cidades diferentes e apesar de ser bastante tímida amo conhecer lugares e pessoas.

Sou completamente viciada em café e qualquer coisa é uma boa desculpa para tomar um bom cafézinho. Adoro música e vivo tocando (muito mal) meu violão, também realizo minhas
performances cantando no chuveiro. Dançar um forrózinho
também é bem legal.

Sou muito fã de atividades físicas e ultimamente me peguei
participando de algumas corridas de rua.

Perfil do Linkedin

Vivian Chacon

Eu sou a Vivi’s, tenho 30 anos, moro no centro de São Paulo, sou mãe de família multiespécie, graduanda em Publicidade e Propaganda, com tecnólogo em Gestão de RH e adepta do conceito lifelong learning, então tô sempre engajada em algum curso novo!

Atualmente estou fazendo também formação em Arte e Produção Cultural pelo Instituto Tohmie Otake e Desenvolvimento de Negócios em E-sports pela FGV, além de Jornalismo Digital pelo Google.

Eu amo viajar, meus lugares favoritos são Barcelona, Santorini e Rio de Janeiro.

Adoro happy hour, acredito que qualquer pretexto seja bom pra tomar uma cervejínea e bater um bom papo sobre consciência de classe, direitos das mulheres e as consequências de uma sociedade patriarcal e colonizadora sobre a sociedade atual.

Sou apaixonada por pessoas inteligentes e que querem mudar o mundo, minhas referências são Angela Davis, Oprah Winfrey, Ruth de Souza, Viola Davis, Carolina de Jesus, Luis Inácio Lula da Silva, Marielle Franco, Carmem Silva e outros que vêm lutando por educação, justiça e um mundo melhor!

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Alugue a sua audiência!

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Um dos principais desafios das marcas é a construção de um relacionamento direto com os seus consumidores. Esse desafio se acentua ainda mais no contexto de marcas que querem migrar para um modelo comercial D2C (direct to consumer). Isso porque historicamente a audiência de uma marca muitas vezes estava nas mãos de um terceiro, seja um canal de distribuição ou um veículo de mídia. Não só o relacionamento de comunicação, mas também a inteligência de dados que vem por trás disso.

Não é por acaso que algumas marcas globais começaram um movimento de internalizar sua inteligência de dados para entender melhor seu consumidor e se relacionar diretamente com ele, ao invés de deixar isso nas mãos de seus parceiros de mídia.

Fale conosco para alugar a audiência

Mas por onde começar? Já enraizadas nos modelos de comunicação existentes, muitas empresas não têm uma audiência para chamar de sua. Para isso, as marcas podem adotar o conceito de aluguel de audiência. Com isso elas conseguem desde o momento inicial fazer uma análise de comportamento e estabelecer uma relação direta, mesmo antes de já ter um app ou qualquer outro canal proprietário com volume relevante de usuários.

Além de criar esse relacionamento direto quase que instantaneamente, isso também é possível com um investimento inicial muito baixo. O custo de desenvolvimento de um app, somado ao tempo e investimento necessários para a formação de uma audiência relevante, muitas vezes são grandes demais para se justificarem.

É aí que entra a Hands – nós podemos oferecer escala e acesso a milhões de consumidores através da nossa plataforma. Viabilizamos uma comunicação direcionada, que permite a aproximação de clientes com uma marca como se esta estivesse fazendo isso através de seu próprio app. Além disso, geramos inteligência de negócios e insights comportamentais que retro-alimentam o modelo e continuamente fortalecem esse relacionamento.

Como funciona

Você pode criar segmentações que façam sentido para a sua marca e ativar essa audiência a partir de formatos Mobile como o Push Notification com imagens. É possível também utilizar a inteligência Mobile da Hands para entender o seu cliente com ferramentas como o GeoBehavior – que compreende padrões de comportamento a partir de inteligência de geolocalização e o AppBehavior – que analisa os grupos de usuário a partir dos apps que ele mais usa no celular.

E, o melhor, é a chance de estar ligado a uma audiência Premium e às melhores fabricantes e operadoras do mercado.

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